Content

Quanto custa reter um talento?

Reter talento custa menos que novas contratações

Existem dois pontos de vista válidos na questão da retenção de talentos, o ponto de vista da empresa e o ponto de vista do próprio talento, mas ainda assim ambos convergem para uma conclusão: reter talento custa menos do que novas contratações.

"Reter talento custa menos que novas contratações"

Já parou para pensar qual o custo da empresa no que toca a reter os seus melhores colaboradores? É bastante elevado! Quando uma empresa decide contratar alguém precisa de pensar bem no perfil que procura, pensar na forma como vai encontrar este perfil, pôr alguém ou uma empresa externa a procurar esta pessoa, fazer uma seleção criteriosa sobre os diversos candidatos, entrevistar os que lhe pareçam encaixar melhor nas especificações definidas, fazer uma proposta ao candidato eleito após as rondas de entrevista e seleção, colocar alguém ou uma empresa externa a elaborar o contrato daquele colaborador e tudo isto e o colaborador ainda nem ingressou na empresa. Mas ainda não acabámos por aqui, pois há ainda o custo da formação e da integração.

"Começa a fase em que o colaborador adiciona valor à empresa"

Mas agora começa a melhor fase. A fase em que aquele colaborador já pode adicionar valor à empresa, não só o retorno do valor financeiro dos projetos onde este será integrado, mas também o conhecimento que ele poderá trazer à empresa e ajudar na expansão da mesma. E por último não nos podemos esquecer que todos os novos projetos, produtos e integração de novos colaboradores têm um break even point. Para quem não está familiarizado com este termo, dou uma breve explicação, o break even point é o ponto de viragem em que as receitas cobriram na totalidade os custos de investimento, ponto em que um projeto, produto ou até o colaborador vai começar a trazer lucro. Acha que este é apenas o ponto de vista da empresa? Não se engane. Claro que haverá aquelas pessoas que simplesmente procuram a adrenalina de mudar constantemente de desafio. Mas acredito que essa não será a maioria e que apesar de haver quem goste de trocar de desafio se sentir que o pode fazer dentro da mesma empresa, se esta empresa souber manter o nível de motivação deste trabalhador ele perceberá a vantagem de se manter na mesma empresa por um longo período e trará imensa estabilidade a ambas as partes. Quando falo em manter a motivação não falo somente em termos financeiros. Certamente, essa será uma fatia na decisão que terá muito peso, mas para manter um colaborador motivado será necessário ir ao encontro das suas expectativas. Estas poderão ser expectativas obviamente financeiras não só em termos de ordenado, mas também incentivos por objetivos alcançáveis. Para além destas mais comuns à maioria estão também expectativas de reconhecimento quer internas como externas, de crescimento profissional, de formação profissional em áreas do interesse do colaborador, bom ambiente profissional, gestores que entendem a importância de equilibrar a ocupação profissional e a vida pessoal do colaborador, atividades para gerar laços entre os diversos colaboradores e chefias da empresa.
Quando houver a perceção por parte das empresas que facilitar algumas (ou mesmo todas) destas “mordomias” aos seus colaboradores é um investimento que impede outros tipos de custos tão altos como novas contratações, passaremos a ter um equilíbrio saudável entre as pessoas e as empresas. Passaremos a ter colaboradores satisfeitos que vestirão a camisola e quererão ajudar a empresa a evoluir, teremos empresas e pessoas mais estáveis.

Na Logiin, como nas empresas nossas parceiras, podemos nos regozijar de termos muitos destes sistemas de retenção implementados e de garantir que temos colaboradores satisfeitos que querem continuar a ajudar a empresa a crescer!

Latest Articles

View All

Diferença entre Java e JavaScript

Essa semana eu fui desafiada a falar sobre as diferenças entre Java e JavaScript. Sim, não fiques surpreso, eles não são a mesma coisa!

February 15, 2021

O que é a tecnologia Node.js?

Nesta semana foi me dado um desafio, para o qual eu deveria estudar sobre a tecnologia Node.js...

February 15, 2021